segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bem além dos resumos...um mundo inteiro


Ler uma obra literária, na íntegra, é essencial tanto para a formação pessoal como profissional. É ela que proporciona maior compreensão do que realmente o autor quis tratar, assim como o contexto histórico, a construção dos personagens, as características particulares, a descrição dos detalhes, a percepção do ambiente. Isso tudo não é encontrado nos resumos. Estes, muitas vezes são opções para os estudantes, que preferem confiar apenas neles e abandonam os velhos e bons livros.

Para o acadêmico do 8º período de Agronomia, Tiago Bortoluzzi, é uma mania dos estudantes lerem os resumos dos livros ao contrário de buscar a verdadeira obra, preocupados apenas em cumprir uma tarefa escolar e não com o conteúdo e informação que estão adquirindo. “Somente com uma leitura do livro, o leitor adquire maior conhecimento dos personagens e compreensão do contexto histórico que o autor escreveu”, argumenta o estudante.

O acadêmico cita a obra literária “Dom Casmurro” de Machado de Assis como sendo um livro de grande importância na literatura brasileira. “Li quando estudava no ensino fundamental e quem indicou a obra para mim foi o professor. Através dela, adquiri o conhecimento de mais uma obra brasileira, a maneira de interpretar o contexto, a forma e o estilo de como eram escritas as histórias naquela época com as de hoje.” Destaca que foi somente com a leitura da obra, na íntegra, que adquiriu total compreensão do que o autor escreveu. Lastima a falta de vontade de muitos estudantes que lêem apenas os resumos, achando que estão tendo o mesmo contato com a obra. “Não abro mão das verdadeiras obras literárias, acredito que elas são essenciais na formação e que precisam ser lidas”.

É desta forma que se pode concluir que neste universo poucas pessoas realmente leem a obra inteira, buscando aprendizado, conhecimento de fato, tendo por fim aumentar a sua “bagagem cultural”. Não é com resumos que a pessoa constrói toda esta trajetória, que vai levar para a sua vida. É buscando as obras na íntegra que a total apreensão será efetivamente alcançada. “Não abro mão das verdadeiras obras literárias, acredito que elas são essenciais na formação e que precisam ser lidas”, declara o acadêmico, Tiago Bortoluzzi

Priscila Daiana Rabaiolli
2º período de Jornalismo/FAG Cascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário