terça-feira, 10 de novembro de 2009

Depois dos livros...


"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry David Thoreau )

Certamente esta frase do poeta e filósofo Henry David Thoreau, encontra afirmativa entre tantos leitores por este mundo. O impacto da leitura na vida do ser humano é indiscutível.
Quantos leitores já “se flagraram” rindo ou chorando diante de um livro, ou até mesmo se identificando com a narração de um conto, uma poesia e até mesmo de uma ficção. Dizer que a leitura não nos leva a sonhar, imaginar, ter devaneios, é sinal de ausência de letras. A exclusão da leitura na nossa vida é estar alheio às interpretações, imaginações, é perder a possibilidade de vivenciar um mundo de sonhos e aprendizado da vida.
Livros, gibis, crônicas, jornais, poesias, enfim, são várias as possibilidades de cruzarmos com um fato novo, com ao menos uma palavra que mexa com a nossa alma, com a nossa visão da vida.
Nádia Carolina da Silva Otake, uma leitora assídua, afirma esta experiência: “Através da leitura de “A cabeça de Steve Jobs” (Leander Kahney) aprendi sobre excelência, que não posso fazer as coisas só porque as pessoas estão vendo, mas que excelência é o que está oculto. Steve Jobs acredita que um computador tem que ser tão bem feito por dentro quanto por fora. E que não importa o dinheiro, mas o que importa é ser um fator de mudança no mundo. Aprendi que não importa o tempo que eu leve para defender aquilo que acredito, contanto que isso traga mudanças marcantes e duradouras na sociedade ao meu redor”.
Ler e reler, verbos benvindos que atiçam nossos sentidos para criar, imaginar, interpretar e sonhar. Assim é a vida de quem valoriza e vive a leitura.

Simone Lima
2º período de Jornalismo/FAG Cascavel

Um comentário:

  1. Há, sem dúvida alguma, um mundo inteiro a ser descoberto através dos olhos dos autores e dos personagens criados por eles...

    ResponderExcluir